Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

19.5.06

Discos que a Gilez não toca - 2

Bom, esse a gente não vai tocar porque a Gilez não tem piano. E se tivesse, eu não saberia nem por onde começar a tocar algo do Rúben Gonzalez. Indestructible é um daqueles presentes dos programas p2p que a gente tem de valorizar, botar numa pastinha de veludo no computador e não deixar ninguém chegar perto com o botão Del na mão.
Rúben Gonzalez foi um talento precoce e se formou no conservatório de Cienfuego em 1934. Até tentou virar médico, mas acabou doutor da malemolência cubana nas teclas do seu piano. Para quem viu "Buena Vista Social Club", ele está lá. Depois do filme, que fez quando já estava aposentado há uns 15 anos, Rúben gravou seu primeiro disco solo aos 78 anos. Indestructible foi o seguinte, lançado em 1998.
Vejam ele tocando. Dois dedos sobre o teclado, os indicadores de cada mão. Para mim, é um resumo da música de Indestructible: simplicidade, fluidez, naturalidade. Com perícia, Rúben Gonzalez nos coloca num deque cubano tomando um mojito, montando suas melodias, brincando com acordes, deslizando escalas, parando para bater um papo com a percussão.
Mãos à obra. Se eu achei Indestructible por aí, qualquer um consegue. No céu dos músicos desde 2003, Rúben Gonzalez dá uma piscadela sempre que alguém bota "Date una Vueltecita" na vitrola.
|