Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

7.5.06


Buck Owens, 1929-2006

Morreu o Buck Owens. Dia 25 de março, dormindo, depois de uma apresentação. Aparentemente, essa notícia não tem nenhuma importância. Ninguém no Brasil se importa com legendas da música country americana. Ele era daquelas figuras onipresentes na mídia deles, teve um programa humorístico na TV por décadas. O seriado era tão popular que as novas gerações nem tem noção da importância que ele teve para a música popular americana. Só o reconhecem como o tiozinho da TV.

Basicamente, ele modernizou a música country. Ao longo da carreira, acabou com os tradicionais violinos. E era um puta guitarrista, viciado em telecasters, como mostra a foto. Um bom vício.

Além de homenagear o seu legado musical (e da chance de publicar essa foto), achei importante citar o tio Buck no blogue porque ele ficou famoso ao lançar a canção Act Naturally (composição de Voni Morrison e Johnny Russell, me conta o All Music), também conhecida como a Música que o Tiago Canta. Foi o primeiro hit do tio Buck, em 1963, que enfileirou outras 20 canções no topo da parada country americana. É mais uma daquelas músicas que todo mundo pensa que é dos Beatles - incluindo eu, por muito tempo. Se liguem na foto de divulgação de época. Que maravilha:



Torço que o paraíso para ele seja um grande jardim onde telecasters dêem em árvores e os próprios troncos sirvam de amplificadores.

O obtuário dele no site da Fender está ótimo.
|