Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

16.5.06


Meu mundo caiu

O riff de Little Sister, do Elvis, foi gravado pelo Hank Garland com uma Fender Jazzmaster (foto à esquerda). Acabou. Tudo o que eu sempre acreditei foi por água abaixo. Até a tarde de hoje eu jurava de pé junto que aquele era o melhor riff de Telecaster (abaixo) de todos os tempos.

Isso tem repercussões sérias na minha vida. Comecei a preferir Telecasters por dois motivos:

1) porque o David Gilmour e o Mick Green tocam Teles no Run Devil Run e no Live at the Cavern. Me apaixonei pelos timbres.

2) por causa do timbre do riff de Little Sister, do Elvis.

Até pouco, eu pensava que o responsável pelo item 2 era o James Burton, mestre da Telecaster, que tocava com o Rick Nelson. Semanas atrás o amigo guitarrista Filipe Maia me deu o toque: era outro o mestre. Hank Garland. Foi o primeiro baque. Minhas convicções estavam desmoronando. Fui pesquisar e confere. Tio Hank, indeed, o melhor sessionman de Nashville.

Hoje, vasculhei o Google em busca de mais informações sobre a canção e meu queixo caiu novamente. A história corrente contada em muitos sítios dão conta que Hank Garland gravou o riff com uma Jazzmaster que estava jogada num dos estúdios de Nashville onde Elvis gravou boa parte dos hits da década de 60. Garland inventou o maldito riff na hora, às 3h30 da manhã, depois de três tentativas xôxas da banda do Rei de gravar a canção. Elvis chamou o mestre, que estava em outro estúdio, e pediu uma mão com uma música. O filho da puta me veio com o riff mais safado da década de 60.

Little Sister está entrando no nosso repertório nos próximos shows.
|