Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

11.9.07

Discos que a Gilez toca (2)

Antigamente, este blog tinha uma seção fixa chamada "discos que a Gilez não toca", no qual comentávamos álbuns fora do escopo da banda mas que tinham grande valor.
Querendo ressuscitar esta coluna, acabei me deparando com um grande disco, mas que a gente toca bastante: Phil Spector - Back To Mono (1958-1969).
O álbum é grande literal e figuradamente. São 4 cds, lançados em 1991, compilando os artistas produzidos por esse sujeito, especialista em canções de amor e criador da técnica do Wall of Sound, reconhecível em qualquer lugar do universo. É um tijolão sonoro produzido com esmero. Em primeiro lugar, ele misturava instrumentos de orquestra, especialmente cordas e metais, com os de banda, em uma sala com ótima acústica. Tudo o que fosse tocado no estúdio era captado por microfones. Esse som era levado a um porão, que funcionava como câmera de eco - alto-falantes tocavam o que estava sendo feito no estúdio, e outros microfones captavam o reverberado resultado disso. Já com um baita eco, esse som era levado de volta para a mesa de controle, e gravado.

Assim eram feitas músicas como "Be my Baby", onde se escuta um sujeito sovando uma bateria como se não houvesse amanhã e, com a mesma clareza, delicadas castanholas marcando o fim dos versos da cantora. Isso, em tempos de som mono e rádio AM, era uma revolução. A tara de Spector por sons cheiões e compactos pode ser vista também em All Things Must Pass, de George Harrison - a ponto de, ao tocar ao vivo a música Wah-Wah no Concerto Pra Bangladesh, o ex-beatle ter usado duas baterias ao mesmo tempo.

Mas voltando ao CD, ali estão várias daquelas músicas que embalam filmes de época, incluindo "You Lost That Loving Feeling", dos Righteous Brothers, e Hold Me Tight (gravado pelos Treasures), que a Gilez toca. Além da já citada Be My Baby, das Ronettes (foto), mágico grupo vocal cuja principal Ronnie casaria com Phil Spector. Aqui vocês vêem como elas eram mágicas. Outra delas, Baby I love You, é demanda antiga minha para o repertório.
É discoteca básica. Além das acima, ouçam
- Spanish Harlem - Ben E. King
- There's no Other (like my baby) - Crystals
- To know him is to love him - Teddy Bears
- I love you how you love me - Paris Sisters


Phil Spector, o garoto-prodígio, hoje tem 67 anos e está em maus lençóis com a Justiça. Mas fez por merecer na vida. Todos os que amam devem algo a ele.
|