Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

15.8.07

Gilez was here!

Quer dizer, um quarto da Gilez, pelo menos neste ano. No meu giro pela Europa que esta terminando esta semana - tenho que correr pra tocar no Bar do Tio Remi, em Igrejinha, neste sabado, pintem la! -, fui a Liverpool ver o Cavern Club, berco dos Beatles.
Ao descer do trem na estacao Lime Street, parei um pouco para pensar com qual musica dos Beatles eu ia pisar no solo sagrado. O pe direito foi posto ao som de And Your Bird Can Sing, perola do Rubber Soul, de 1965, e aih comecou dois dias de emocao pura.
Com mochila de 13 quilos nas costas, o mais obvio era procurar meu hotel. Mas ao ver a plaquinha "Cavern Quarter", dei uma quebrada as direita e depois as esquerda e cheguei no lugar onde Brian Epstein conheceu os quatro rapazes que mudaram o rock.
O Cavern eh, como diz o nome, um porao. Foi reconstruido na decada de 80 e hoje ainda funciona como club. Quando cheguei, tinha um guri tocando violao - musicas dos Beatles, claro. O bar eh uma face da noite de Liverpool, que tem bares muito afudes de rock e musica de verdade, como o famoso Jacaranda, onde fizemos backing vocal prum chicano que tocava um medley Guantanamera/Oye como va, e onde os Beatles iam pegar guriazinha de noite.
Outro lado da noite Liverpooliana sao clubs onde a entrada eh gratuita, um prato cheio para bebados. E bebadas - eu nunca vi tanta mina caindo de trago as 10 da noite na minha vida. Nao facam isso nos shows da Gilez, gurias.
Por falar nisso (quando chegar no Brasil, falo mais da Inglaterra, dos Beatles e posto fotos), nao esquecam da agenda da Gilez para a semana em que volto a empunhar o contrabaixo Fender Cruzeiro do Sul:
18/8 - Bar do Tio Remi, Igrejinha. O melhor do rock dos anos dourados para dancar horrores no pico mais legal da regiao. Eu, pelo menos, vou tocar atè cair, depois de 35 dias sem meter o dedo na corda do violao.
22/8 - Beatles Antes das Drogas Pesadas, Jekyll, Porto Alegre. Um recorte do show da Gilez: nesta noite mandaremos bala em mais de 20 temas dos Beatles gravados ateh 1965, quando eles recem estavam aprendendo com Bob Dylan a fumar um baseado aqui e ali. Mais informacoes em posts seguintes.
25/8 - Gilez embesoura o fim de semana, no Vermelho 23, Porto Alegre. A tradicional noite Gilez no Vermelho, comecando com musicas calmas e romanticas, terminando com o Ze Maria apavorado nos mandando baixar o volume e terminar o show antes que a policia chegue. Garantia de cadeiras arredadas.
|