Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

1.8.07

Voodoo music


Serei sincero: o Conjunto Musical Gilez não presta a justa homenagem a Little Richard. A gente toca Tutti Frutti, certo, mas é com o arranjo de Rock Around the Clock, do Bill Haley. A única música dele que a gente toca com a devida solenidade é Long Tall Sally - talvez a música mais rock´n´roll do nosso repertório.

Little Richard tem dezenas de boas músicas que a gente deveria tocar, como Carol ou Good Golly Miss Molly. Vou brigar com os meus colegas de banda para que isto aconteça.

Ele foi o primeiro grande artista do rock. E foi o cara que inventou a "batida" do rock, aquele base tradicional que parece um trem desgovernado a caminho do precipício. Pra mim, ele também é melhor vocalista de rock. Ele canta alucinadamente. Elvis Presley tinha uma voz 100 vezes mais bonita. Elvis era eveludado, afinado e sabia ser erótico e atrevido com sua voz. Mas o rock´n´roll foi forjado a base de rebeldia, de raiva, de tesão, de víceras. E a voz de Little Richard é a única que expõe o rock da maneira mais crua e viceral possível. Alucinadamente.

Little Richard foi escolhido o oitavo artista mais importante de todos os tempos pela revista Rolling Stone. O curioso é que a publicação apresentou os perfis dos grandes artistas com textos de outros grandes artistas. Por exemplo, o perfil dos Beatles foi escrito pelo Elvis Costello. O perfil do Little Richard foi escrito por ele mesmo, Little Richard. Tem passagens geniais. Como esta:

People called rock & roll "African music." They called it "voodoo music." They said that it would drive the kids insane. They said that it was just a flash in the pan -- the same thing that they're saying about the hip-hop today. Only it was worse back then, because, you have to remember, I was the first black artist whose records the white kids were starting to buy. And the parents were really bitter about me. We played places where they told us not to come back, because the kids got so wild. They were tearing up the streets and throwing bottles and jumping off the theater balconies at shows. At that time, the white kids had to be up in the balcony -- they were "white spectators." But then they'd leap over the balcony to get downstairs where the black kids were.

Leia o resto aqui.

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