Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

15.7.06

Discos que a Gilez TOCA - 1

Não somos famosos, somos desconhecidos. Portanto, de que vale apenas dizer o que a Gilez não toca? Vamos falar também mais sobre o que tocamos, oras. (A série "Discos que a Gilez não toca" continua, e aceito sugestões, porque ouvir outras coisas é fundamental.)

Abre a nova seção deste blog o disco que, junto com a trilha sonora de "Backbeat", deu o pontapé inicial na Gilez, em 2001: Run Devil Run, de Paul McCartney. Lançado em 5 de outubro de 1999, o álbum foi gravado à moda antiga pelo mestre: pegou uma banda - David Gilmour (guitarra), Mick Green (guitarra), Ian Paice (bateria), Pete Wingfield (teclado), Dave Mattacks (bateria) e Geraint Watkin (teclado) - e passou uma semana gravando. Bom, o primeiro disco dos Beatles foi gravado em um dia, então o Paul certamente sabia como se faz.
A idéia foi um disco-memória, com músicas da época de guri - clássicos do Elvis Presley, Big Joe Turner, Carl Perkins, Gene Vincent e Chuck Berry. Outras três ele compôs, no mesmo espírito vintage. O disco tocou ad infinitum no meu toca-fita do carro em 2001, assim como nos sons do Márcio e do Santi, e o resultado foi que enchemos nosso repertório com músicas desse álbum. Quando mal tínhamos 10 músicas, essas três entraram:

* All Shook Up - o Paul fez uma versão muito guitarreira para esse clássico do Elvis. Virou festa e, com o Márcio no vocal, já agitou do Garagem Hermética ao Leopoldina Juvenil.

* Party - Por falar em festa, essa aí não tem comparação. É raro provocar frisson na platéia com uma música meio desconhecida, mas com essa é garantido. É outra versão que o Paul fez de uma gravação do Elvis - a gravamos a pérola na nossa demo.

* Lonesome Town - Balada maravilhosa sobre corações partidos, também conhecida na versão do Ricky Nelson que toca no filme Pulp Fiction.

Todo o resto do disco é ótimo, com destaque pro vocal do Paul em "No other baby" e "Shake a hand", uma aula de agudos, e para a guitarra do David Gilmour em todo o álbum. É o guitarrista mais classudo do universo. Timbres antigos, produção sem grandes frescuras, o álbum deu uma direção claríssima para a Gilez no início: na dúvida, copie o Paul McCartney.
|