Conjunto Musical Gilez

Os Anos Dourados foram reluzentes demais para serem esquecidos.

1.7.06

Versatilidade


Ok, eles foram geniais. Isso não se discute mais. O que podemos debater é o motivo pelo qual o conjunto musical Beatles chegou onde chegou. Certa vez fui questionado por um amigo: "Os Beatles são geniais por causa das músicas que fizeram ou as músicas são geniais porque foram feitas pelos Beatles?"

É uma dúvida muito pertinente. Não há dúvidas de que os Beatles são o maior fenônemo pop de todos os tempos. Os 4 integrantes da banda já transcenderam a categoria de mortais e hoje são deuses... mesmo os dois que continuam vivos. Então... eles são deuses porque suas obras são fenômenos ou suas obras são fenômenos porque eles são deuses?

Na opinião de quem vos escreve, os Beatles são gênios por sua capacidade de compor obras geniais. E a razão pela qual suas canções atravessaram gerações e continuarão atravessando me parece elementar : versatilidade.

Se listarmos os 13 álbuns em ordem cronológica, é impossível comparar por exemplo o Please Please Me com o Abbey Road ou o ainda o A Hard Day's Night com o Let it Be. Ok ok... podem me acusar de injustiça ao pôr lado a lado discos tão distantes um do outro. Peguemos então o Magical Mystery Tour e contrastemos com o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, obras lançadas em seqüência. São completamente diferentes.

Outro amigo (sim, tenho muitos amigos) abordou-me com um questionamento interessante: "Eu quero começar a ser instruído em Beatles. Por qual disco devo começar?"

Respondi: "Depende"
Ele: "Ok... vou reformular: Qual deles melhor retrata o que eles realmente foram?"
Eu: "Impossível dizer. Os discos são muito diferentes um do outro e possuem características peculiares que os tornam únicos. Eu por exemplo ouço os discos dependendo do meu humor do momento e em épocas diferentes da minha vida, já tive diferentes discos favoritos dos Beatles. Meu disco favorito uma vez era Please Please Me. Há algum tempo era o Sargeant Pepper's e logo em seguida foi o Abbey Road. Depois passou a ser o Magical Mystery Tour. Hoje o meu disco preferido dos Beatles é o Hard Day's Night. E isso é o mais legal dos Beatles: eu NUNCA vou enjoar."

Como esse meu amigo tem um histórico de curtir coisas psicodélicas como discos do Led e camisetas do Greatful Dead, acabei indicando pra que ele começasse com o Sgt. Pepper's. Claro que a decisão foi tomada em conjunto com o Alexandre de Santi. Nunca tomaria uma decisão tão importante quanto essa sozinho. É responsabilidade demais para um mortal. Já se eu fosse um deus...
|